Manutenção do aparelho ortodôntico

Qual a importância da manutenção do aparelho ortodôntico?

Um tratamento ortodôntico é feito por fases. Isso significa que após o molde da boca do paciente, o ortodontista elabora um aparelho sob medida que será alterado durante todo o tratamento.
O ajuste, conforme é chamado pelos pacientes, é o que promove o alinhamento dos dentes gerando o resultado esperado.


Embora no primeiro dia, logo após a visita ao dentista, a maioria dos pacientes se queixe do incômodo, esse desconforto é necessário e deve ser suportável em termos de dor. Caso o paciente tenha muita dor, o ortodontista poderá receitar alguns analgésicos para minimizar o problema.

O uso de uma massa protetora para evitar machucar as mucosas das bochechas também é outra alternativa que pode ser utilizada para diminuir o desconforto.

De quanto em quanto tempo devo fazer a manutenção do aparelho ortodôntico?
O tempo de manutenção varia conforme o tipo de aparelho e o diagnóstico do paciente. A maioria dos casos, no entanto, a manutenção do aparelho ortodôntico ocorre a cada 30 dias.
No caso do aparelho fixo, pacientes que viajam a trabalho ou tem dificuldades de comparecer ao dentista, em geral é adotado um aparelho com braquetes auto ligados que possibilitam períodos de manutenção mais longos, com dois ou três meses de intervalo entre as visitas.
Como o tratamento ortodôntico é gradual e seus resultados também dependem do paciente, deixar de comparecer as visitas apenas atrasa o tratamento, deixando-o mais caro e desestimulando o paciente. Quem usa aparelho, não deve deixar de fazer a manutenção do aparelho ortodôntico periodicamente. O sorriso e o bolso agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário