Faça consultas preventivas de 6 em 6 meses



Se alguma vez houve uma aplicação para o velho ditado de que um grama de prevenção vale um quilo de cura, essa é a ocasião perfeita.

No entanto, muitos de nós caímos na armadilha de pensar “Se eu cuidar bem dos meus dentes em casa, eu posso esperar alguns meses extra, certo?”. A resposta não é tão simples como se poderia pensar.

A limpeza realizada pelo dentista não só traz uma sensação de refrescância como também melhora a saúde dos tecidos bucais que suportam os dentes. A placa bacteriana e o  tártaro começam a se acumular ao longo da linha da gengiva e quando deixado sozinhos, o acúmulo começa a forçar seu caminho dentro da gengiva, causando sangramento e sensibilidade na gengiva, conhecidas como gengivite.

Quando o acúmulo de tártaro não é removido durante períodos prolongados, pode causar infecção crônica nas gengivas que leva à perda óssea conhecida como a doença periodontal e até mesmo perda de dentes. Check-ups regulares e excelentes cuidados em casa muitas vezes podem impedir que isso aconteça com você!

Não são apenas os dentes que são limpos na sua consulta de 6 meses; toda a boca é cuidadosamente examinada e avaliada. Durante esta avaliação o seu dentista verifica os níveis de osso e gengiva, examina tecidos orais para possíveis lesões, avalia o alinhamento dos seus dentes e da sua mordida e faz anotações sobre quaisquer fatos relevantes.

Muitos  pacientes comentam “não estou sentindo dor, então está tudo bem com meus dentes”, mas aí que está o engano. Quando sentimos dor significa que o processo da cárie, da doença periodontal ou da disfunção de ATM (articulação têmporo-mandibular) já está avançado.
Todas essas alterações que são encontradas enquanto pequenas podem ser tratadas com procedimentos mais conservadores que são menos caros e levam poucas visitas ao consultório odontológico.
Adiar o tratamento odontológico muitas vezes resulta em necessidade de tratamento mais extensos e complexos. A prevenção é sempre o melhor caminho a seguir quando se considera sua agenda de check-up dental. E você já está com seu retorno agendado? Tá esperando o que?


Nenhum comentário:

Postar um comentário