O que é Pulpite?

A pulpite é uma inflamação da polpa dentária, que é repleta de nervos e vasos sanguíneos. Como a polpa encontra-se no interior do dente, quando inflama causa pressão dentro da estrutura dental; é isso que causa a forte dor que caracteriza a pulpite.
Quando não tratado, esse problema pode causar até a perda do dente e causar lesões no maxilar e em outros tecidos. Confira agora as causas, sintomas e tratamentos da pulpite:

Causas

Essa inflamação da polpa dentária costuma ser causada por cáries não tratadas com antecedência, mas também pode ocorrer quando o dente sofre algum trauma ou lesão. O que ocorre é que conforme a cárie avança, vai danificando as camadas dentárias até atingir a polpa, deixando-a suscetível às bactérias e causando a inflamação.

Sintomas

Inicialmente, o paciente sente dor ao comer alimentos duros ou ao beber líquidos muito quentes ou muito frios. Conforme o quadro se agrava, no entanto, a dor vai se tornando mais frequente e se intensifica.

Diagnóstico

Para saber se a pulpite pode ser tratada, o dentista realiza testes utilizando estímulos quentes e frios. A dor pode durar alguns segundos ou minutos, o que informará o dentista sobre o estado da polpa. Em alguns casos, quando o problema se encontra em estágio avançado, a pulpite é irreversível.

Tratamento

Quando a pulpite é detectada em estágios iniciais, uma restauração dentária resolve o problema. No entanto, quando se encontra em estágios avançados e houve perda da polpa, é necessário realizar um tratamento de canal.
O tratamento de canal remove completamente a polpa dentária, os canais são limpos e o espaço resultante é então preenchido. Quando bem cuidado, o dente restaurado pode durar a vida inteira.

Prevenção

A melhor forma de prevenção é, naturalmente, a higiene bucal. Escovar os dentes ao menos três vezes ao dia e utilizar fio dental corretamente são medidas essenciais para dentes saudáveis.
Além disso, cuide para consultar o dentista ao menos uma vez por ano. Caso sinta dores ou sensibilidade nos dentes, marque uma consulta; quando a pulpite é diagnosticada com antecedência, o tratamento é menos invasivo.