Toda A Verdade Sobre A Dor Do Canal

A simples menção do termo "canal" pode fazer as pessoas se contorcerem na cadeira. O procedimento tem sido abordado em filmes e situações de comédia e a maioria das pessoas provavelmente já ouviu pelo menos um amigo ou membro da família, histórias alarmantes de dor associadas a ele.
Mas todo esse medo realmente se justifica? Esse processo é tão dolorido como as pessoas pensam? De acordo com os especialistas, não, afinal, as técnicas endodônticas (ou de tratamento de canal) estão muito avançadas.

O que a causa da dor?

É preciso primeiro compreender que o tratamento de um canal radicular em si não é a fonte real da dor sentida pela maioria dos pacientes. Na verdade, o tratamento de canal tem como primeiro objetivo aliviar justamente a dor.

Por outro lado, a dor de dente é, usualmente, causada por tecido lesionado ou infeccionado, como a polpa; os tratamentos de canais removem essa polpa inflamada e limpam a área, eliminando a infecção e aliviando a dor. Embora o dente e a área ao redor possam ficar doloridos por alguns dias, o dentista poderá prescrever medicamentos para aliviar os sintomas e permitir que o paciente volte ao trabalho imediatamente.

Não é melhor simplesmente arrancar o dente?

A maioria dos dentistas concorda que manter o dente natural é muito melhor do que extrair e substituí-lo por uma prótese ou implante. O tratamento de canal consiste em um método em que se preserva o dente removendo a polpa inflamada, não necessitando, portanto, a extração do dente. Com as novas técnicas e tecnologias disponíveis, os tratamentos endodônticos (de canal) tem se mostrando ser cada vez mais simples e rápido ao mesmo tempo que tem apresentado taxas de sucesso cada vez maior.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

Fonte: Colgate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário