Aparelhos Ortodônticos Podem Melhorar Seu Sorriso E Sua Saúde Bucal

O tratamento ortodôntico é usado para corrigir uma "mordida torta”, condição conhecida como má oclusão e que envolve dentes que são apinhados e tortos. A correção do problema pode criar um sorriso bonito, mas o mais importante é que o tratamento ortodôntico resulta numa boca mais saudável. Isso ocorre porque os dentes apinhados e tortos dificultam a limpeza da boca, o que pode levar a cárie dentária, doença periodontal e, possivelmente, perda dentária.

A maioria dos dentistas é treinada para tratar problemas ortodônticos menores. Se o dentista considerar que o paciente deve consultar um especialista para tratamento, ele encaminhará o paciente a um ortodontista.

Ortodontia é uma área de especialidade da odontologia oficialmente conhecida como Ortodontia e Ortopedia Dentofacial. O propósito da ortodontia é tratar a má oclusão através de aparelhos e procedimentos corretivos destinados a corrigir o alinhamento dos dentes e da maxila e mandíbula. Ortodontista é o dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais.

Embora os planos de tratamento sejam adaptados para cada paciente, a maioria dos pacientes utiliza aparelhos durante um a três anos, dependendo das condições que precisam ser corrigidas. Esse tratamento é seguido de um período de utilização de um "retentor" que mantém os dentes nas novas posições. Embora um pouco de desconforto seja previsto durante o tratamento, os aparelhos atuais são os mais confortáveis que já existiram. Novos materiais aplicam uma força constante e suave para movimentar os dentes e geralmente requerem poucos ajustes.

A boa higiene bucal é especialmente importante quando os aparelhos estão presentes. Escovar regularmente, conforme orientado pelo dentista, passar o fio dental diariamente e agendar consultas odontológicas podem ajudar a manter os dentes saudáveis.
Pacientes com aparelhos devem manter uma dieta balanceada e limitar os lanches entre as refeições. Seu dentista pode recomendar que se evitem determinados alimentos que poderiam interferir com os aparelhos ou acidentalmente entortar os fios. Esses alimentos podem incluir nozes, pipoca, balas duras, gelo e alimentos pegajosos como gomas de mascar, caramelos ou outros doces mastigáveis.

ORTODONTIA EM ADULTOS

Visão geral

A ortodontia é uma disciplina especial da odontologia que tem como foco o alinhamento dos dentes e mandíbulas para aperfeiçoar o sorriso e a saúde bucal das pessoas. Dentes tortos sem encaixe correto podem ser difíceis de serem mantidos limpos e correm um risco maior de apresentar cárie e gengivite.

Dicas de cuidado bucal para ORTODONTIA ADULTA

Utilização do fio dental – Criar uma rotina de uso do fio dental é importante durante o tratamento odontológico. Ortodontistas podem recomendar escovas de dente interdentais ou rosqueadores para o fio, para facilitar o acesso entre os dentes.

Rotina de escovação dentária – Usar creme dental com flúor e uma escova de dentes de cerdas macias são ideais para a limpeza dos dentes com aparelho. Comece escovando em um ângulo de 45 graus na margem gengival utilizando movimentos circulares pequenos. Depois, posicione a escova de dentes na parte superior dos bráquetes, indo para baixo para escovar a parte superior de cada bráquete. Finalmente, reposicione a escova para escovar a parte inferior do bráquete, bem como o aro, posicionando a escova para cima.

Bochecho com flúor – Após escovar os dentes e utilizar o fio dental, enxágue a boca com um bochecho com flúor para auxiliar a prevenção de cárie e manchas brancas.

Protetores bucais – Utilize um protetor bucal caso participe de esportes. Os protetores podem proteger as bochechas e os lábios de cortes graves e podem prevenir danos aos aparelhos ou aplicações odontológicas em caso de queda ou se você for atingido no rosto.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.


Fonte: Colgate

Nenhum comentário:

Postar um comentário