Pacientes diabéticos necessitam de uma maior conscientização em relação a saúde oral

Sabemos que o diabetes é uma doença controlada, mas que exige muitos cuidados e até restrições de restrições.


Muitas vezes em ações simples do dia-a-dia nem imaginamos que existam cuidados especiais para pacientes com diabetes. Por isso é muito importante para o diabetes. Cuidados específicos para o atendimento mais seguro e confortável ao paciente diabético. No entanto, não há nenhum problema na manhã, faça uma avaliação do nível do volume de trabalho em caso de problemas, por exemplo, use os aparelhos portáteis que muitas vezes o próprio paciente, e verificamos o que é mais importante. Se a medicação e a alimentação são realizadas de forma correta.

É importante que o profissional esteja sempre atento durante o atendimento, pois o paciente pode apresentar sinais de alteração do glicêmico, principalmente relacionados a uma hipoglicemia, como por exemplo, fraqueza, palidez, suor, frio, desmaio, palpitações, ansiedade, visão embaçada, dor de cabeça, descoordenação motora, e até mesmo convulsão e coma. "É de extrema importância que o dentista já preparado para prevenir através de consultas prévias, anamnese, orientação, bem como diagnosticar rapidamente estes sintomas e saber lidar com uma situação de emergência", diz.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma Doença Periodontal é uma sexta complicação do Diabetes no mundo. Essas duas doenças interferem uma outra de forma evidente e por isso muitos pacientes não conseguem regularizar uma glicemia por não fazerem um controle da Doença Periodontal e vice-versa. Essa evidente inter-relação entre ambas como doenças demonstra um importante do tratamento do paciente como um todo, tanto pela parte odontológica, como médica. O tratamento da doença periodontal em pacientes diabéticos está relacionado com o envolvimento do paciente, ou seja, um bem higiene oral e manutenção periódica da saúde bucal, o uso correto dos medicamentos para o tratamento / controle de diabetes e adesão a um estilo de vida benéfico à saúde.

Outro tópico muito importante é uma conscientização por parte de toda a equipe de saúde e do próprio paciente sobre a importância de se realizar o tratamento da doença periodontal e eliminação de qualquer foco de infecção na cavidade oral para saúde do paciente. "Vale a pena citar que um paciente diabético descompensado está predisposto a possíveis consequências desta doença, e entre estas, uma coisa nas células de defesa, nos vasos sanguíneos, processo de reparação, um aumento da atividade inflamatória e da severidade da doença periodontal, entre outros, o que pode representar uma grande predisposição a infecções como um todo ", alerta o especialista.

O diabetes mellitus é reconhecido como um fator de risco (2 a 3x maior) para o desenvolvimento da doença periodontal e pode afetar a severidade e a progressão desta doença. A diabetes oral e doença perniciosa está presente em ambas as doenças (diabetes mellitus e doença periodontal), assim como uma relação entre elas e de "mão dupla", ou seja, o diabetes é um fator de risco para o desenvolvimento de uma periodontite, bem como um periodontite não pode influenciar nenhum desenvolvimento de complicações em pacientes diabéticos. A manutenção da saúde oral é, portanto, fundamental para o controle de diversas doenças, como o diabetes. A visita frequente a um especialista é importante na prevenção, muitas vezes em um diagnóstico,

• Referência: Livro da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Periodontia) - Estratégicas terapêuticas atuais no manejo da doença periodontal e peri-implantar - Capitulo 4. Editora Napoleão 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário