Reabilitação oral Recuperação completa do seu sorriso em pouco tempo

A Reabilitação oral é a especialidade que desenvolve e cuida da harmonia funcional e estética dos dentes da boca.
Embora muitas pessoas tenham a necessidade de passar por um tratamento de reabilitação oral, poucas sabem qual a verdadeira função, e quais os benefícios de uma perfeita harmonia bucal para sua saúde (arcada dentária superior e inferior).
Vantagem de ter um belo sorriso
Além mastigar corretamente os alimentos, quem é que não quer ter um sorriso bonito? Geralmente pessoas com os dentes bonitos adoram sorrir. O sorriso transparece saúde, enrriquece quem recebe sem empobrecer que o dá.
Ter dentes bonitos faz com que as pessoas fiquem auto-motivadas, mais felizes e menos envergonhadas. Quem gosta de sorrir parece estar sempre de bem com a vida, feliz e de bom humor.
Quais sintomas posso ter devido a falta de um ou mais dentes?
De acordo com estudos recentes, foi comprovado que a pessoa que não possui uma engrenagem bucal correta (superior e inferior) e que não realiza funções básicas, como: mastigar, falar e sorrir, pode desenvolver:
• Dores de cabeça
• Problemas nutricionais
• Traumas dos músculos faciais
• Problemas psicológicos
A falta de dentes pode causar outros problemas? 
Sim. Com o passar dos anos a pessoa poderá acostumar a mastigar menos, ingerir alimentos pouco triturados e essa atitude irá dificultar o processo do aparelho digestivo, no futuro a pessoa poderá apresentar problemas nutricionais tendo que recorrer a um médico e não a um dentista.
Correção no maxilar ou na madibula
Existem casos que vão além de uma reabilitação oral. É o caso de correções mandibulares. Este tipo de analise só deve ser feita por um dentista especialista em Buco Maxilo Facial que realiza a cirurgia ortognática, técnica que corrige problemas de micrognatismo e prognatismo.
Ajuda de outros médicos
A falta de dentes na arcada dentária pode fazer com que a pessoa além de passar por um tratamento reabilitação oral, tenha que buscar ajuda de outros médicos, como: fonoaudiólogos, fisioterapeutas e cirurgiões plásticos. Esses médicos irão ajudar a reconstituir movimentos, falas ou aparência.
É importante ter todos os dentes?
Sim. A Dra. Renata explica que, quando a mandíbula não está bem-posicionada, apenas uma parte da musculatura é usada durante a mastigação. Com a falta de uso, os músculos perdem o tônus e ficam precocemente flácidos, comprometendo a estética e a saúde. O músculo facial mais frouxo diminui a distância entre a base do nariz e a ponta do queixo, acentuando os sulcos ao redor da boca.
Com a falta dos dentes, os músculos do rosto tornam-se ainda mais flácidos, fazendo com que a pele perca sustentação e se acumule na região do pescoço. O implante dentário Odontológico ou a reabilitação oral atenua o problema e a pessoa fica com a aparência rejuvenescida.
Além disso o ser humano precisa desenvolver as funções básicas para se alimentar. Uma pessoa precisa dos dentes para triturar os alimentos antes que ele chegue no aparelho digestivo. Caso contrario a pessoa pode não digerir os alimentos corretamente deixando de absorver as vitaminas e nutrientes necessários.
MODELO DE REABILITAÇÃO ORAL FRONTAL
Este é uma amostra de uma pessoa que perdeu ou extraiu todos os dentes da parte inferior da boca. Para realizar esta reabilitação oral o dentista desenhou e fez um molde personalizado para cada dente..No momento em que as proteses foram fixadas (pinos de titânio) o dentista já pode fazer o alinhamento dos dentes de porcelana. 

Note como após a reabilitação oral através do implante os dentes ficam alinhados e esteticamente pefeitos.

Como, e onde é feita a reabilitação oral?

A reabilitação oral é feita no próprio consultório, é bem simples e atraumática. Na primeira consulta a dentista irá avaliar como está sua saúde bucal informando um pré-diagnostico. Provavelmente será necessário alguns exames, como foto panorâmica dos dentes para fazer o pré-diagnóstico.
Durante a segunda ou terceira consulta o dentista deverá fazer um molde de gesso (da parte superior e inferior dos dentes, se for o caso), para espelhar uma cópia da sua arcada dentária para um aparelho específico. Este aparelho irá reproduzir os movimentos naturais da engrenagem bucal durante a mastigação.
Sua dentista irá acompanhar esses movimentos para diagnosticar quais as opções de reabilitação poderão ser aplicadas. Em conjunto com o paciente ambos poderão optar por um tratamento de implante odontológico, prótese removível, prótese fixa ou prótese total dependendo do caso.
Planejamento: O tratamento de reabilitação será muito bem planejado e é personalizado para cada paciente. Este planejamento terá como objetivo reconstruir a engrenagem anatômica dos dentes de acordo com os movimentos de mastigação e criar uma harmonia estética dos dentes, o sorriso.
Em alguns caso é necessário realizar exames clínicos (oral e extra-oral), exames radiográficos, modelos de estudo, e, se for o caso, exames complementares (análises clínicas, tomográficas, Densitometria Óssea, Hemogramas, etc.). A partir daí, tais informações são organizadas e interpretadas a fim de que o plano de reabilitação seja determinado.
As consultas: Durante as consultas o dentista precisará coletar dados que poderão influenciar no tratamento. Por isso será extremamente importante que paciente revele alguns hábitos de consumo, como: tabagismo (cigarro, charuto, etc.), bebidas alcoólicas, se aperta ou range os dentes enquanto dorme (bruxismo) e se ronca. Todas as informações coletadas serão inseridas no histórico do tratamento para que dentista busque os melhores resultados até o final do tratamento.
Quanto tempo demora uma reabilitação oral?
Em média um tratamento dura de entre 6 e 12 meses, porém isso irá depender do grau de dificuldade do tratamento a ser aplicado. Importante: Para que o dentista cumpra os prazos estabelecidos é importante que o paciente retorne ao consultório nas datas combinadas.
Em casos de pessoas com os dentes desgastados por bruxismo, a reposição de alinhamento vertical é feita gradativamente para que o paciente possa de se adaptar, evitando desconforto durante a mastigação.

Qualquer pessoa pode fazer este tratamento?
Sim. Hoje em dia com os avanços da tecnologia já é possível que a maioria dos pacientes, possam realizar este tipo de tratamento, desde que a pessoa esteja em bom estado de saúde.
Apenas alguns fatores, como: Qualidade óssea, dificuldades de anatomia, higiene bucal regular, osteoporose, pacientes que se submetem a radioterapia, diabéticos, pacientes portadores de marca-passo ou HIV positivo, podem não ter apresentar um quadro favorável para iniciar o tratamento.
A idade pode influenciar no tratamento?
Não. Para que uma reabilitação oral seja um sucesso as limitações de idade não são um problema, o tratamento pode ser feito em pessoas mais jovens ou mais velhas.
Independente da idade, todo planejamento de uma reabilitação oral é realizado através de resultados de exames complementares, como: Radiografias, Tomografias Computarizadas, Densitometria Òssea, Hemogramas, Glicemias, TS e TC e outros. Isso reduz qualquer tipo de risco durante o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário