Aparelho dentário de contenção


O aparelho dentário de contenção é um tipo de aparelho que se coloca na fase final do tratamento ortodôntico e que tem como objectivo consolidar os dentes na posição final desejada.
O que é o aparelho dentário de contenção e como funciona?

O aparelho de contenção é um tipo de aparelho dentário que se coloca na dentição na fase final do tratamento ortodôntico. Existem vários tipos de aparelhos de contenção que você pode colocar, mas falaremos deles mais à frente, além de lhe mostrarmos imagens do mesmo. Por agora é importante que você saiba que o aparelho dentário de contenção é fundamental para que o seu tratamento ortodôntico seja finalizado de forma correta. Nunca em tempo algum o negligencie, caso contrário poderá estar a comprometer todo o tratamento em si.

O aparelho dentário de contenção é colocado na fase final do tratamento ortodôntico pois tem como propósito manter os dentes nessa posição consolidando-os de forma a que para o resto da sua vida os dentes nunca mais se desalinhem. Vê agora porque é importante que você não o negligencie? É que se o fizer, a probabilidade dos seus dentes se desalinharem de novo é enorme. E lá se “vai por água abaixo” todo o tempo, dinheiro e esforço despendidos no alinhamento dos seus dentes.

Negligenciar o aparelho de contenção? Como?

Já usamos esse termo anteriormente e estamos certos de que por esta hora já terá colocado a questão: afinal o que querem dizer com isso? O que queremos dizer é simples: você deve usar o aparelho dentário de contenção durante o tempo determinado pelo seu ortodontista e apenas o retirar para fazer a sua limpeza e/ou manutenção.
Há dois tipos de comportamento que são comuns a quem está a terminar o alinhamento dos seus dentes e que compromete todo o tratamento:
  • não usar o aparelho de contenção durante o tempo que o ortodontista determinou – nós entendemos que a sua ansiedade de retirar o aparelho é enorme. E os seus dentes já estão tão bonitos… Não tenha pressa, quanto mais apressado(a) for maior é a probabilidade desses dentes lindos voltarem a ficar feios de novo. Se você não usar o aparelho de contenção pelo tempo que o ortodontista determinar eles voltarão a se desalinhar! Ainda tem vontade de retirar já esse aparelho? Tem a certeza?
  • retirar o aparelho a toda a hora – você vai a uma festa e tira o aparelho, está na escola ou no seu emprego e retira o aparelho, você vai sair e tira o aparelho de novo. Qual acha que será o resultado? Adivinhou? Os seus dentes vão se desalinhar de novo! Conselho: coma, durma, trabalhe, estude, mas sempre com o aparelho de contenção no lugar, apenas o retire para limpar ou fazer a sua manutenção (se necessário).

Tenho mesmo de usar aparelho de contenção e durante quanto tempo?

Tem sim, todo o mundo tem que o fazer e você não será excepção! Este aparelho como já terá percebido é fundamental para consolidar os seus dentes nesse seu novo posicionamento e assim finalizar o tratamento ortodôntico da melhor forma.
Se você o usar durante o tempo determinado pelo ortodontista e se não ficar retirando a toda a hora, a probabilidade desse sorriso lindo ser para toda a vida é enorme.
E que tempo é esse? Por norma, o período mínimo são 6 meses a 1 ano. Tudo dependerá do seu caso específico e da “vontade” que os seus dentes têm em voltar a se desalinhar. Quanto mais esforço tenha sido despendido a alinhar os dentes, maior será o tempo de uso do aparelho dentário de contenção e vice-versa.

Tipos de aparelho de contenção

Por essa hora você já terá percebido que é mesmo muito importante usar aparelho de contenção e o tempo durante o qual terá de o usar, mas como afinal é “essa coisa”? Quais são afinal os tipos de aparelhos de contenção que existem?
Os tipos são os seguintes:
  • aparelhos standard – esse é o tipo de aparelho mais comum: são feitos de uma liga plástica específica e armação metálica. podem ser coloridos na parte interior que fica oculta. Veja a figura 1.
  • aparelhos invisíveis – esse tipo de aparelho se assemelha muito ao Invisalign no seu aspeto. São feitos de um plástico translucido (transparente), são extremamente confortáveis e quase impossíveis de detetar. Atualmente são a escolha mais comum e percebe-se facilmente porquê. Observe a figura 2.

Na figura 1 poderá observar um aparelho de contenção colorido, na figura 2 o aparelho de contenção invisível.
01
02


Para finalizar, esperamos ter sensibilizado os nossos leitores para a importância do aparelho dentário de contenção e desejamos ter esclarecido as dúvidas mais comuns acerca do mesmo. Se no entanto subsistirem dúvidas, não hesite e use o formulário em baixo para as expor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário